A flauta mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart

junho de 2018

Apresentação da famosa ópera de Mozart no Salão Leopoldo Miguez nos dias 21 a 24 de junho de 2018 pelo projeto Ópera na UFRJ.

© CANAL ARCHIMEDES

A flauta mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart

Galeria de fotos

informações

Título
A Flauta Mágica

Título original
Die Zauberflöte

Compositor
Wolfgang Amadeus Mozart

Libretista (s)
Emanuel Schikaneder

Ano da produção
2018

Tipo
Montagem

Projeto
Ópera na UFRJ

Idioma da produção
Alemão e com diálogos em português.

Estrutura
Dois atos, 11 cenas

Formação
Solistas, Orquestra

Unidades envolvidas
Escola de Música, Centro de Letras e Artes, Escola de Comunicação, Escola de Educação Física e Desportos

Récitas na EM
4

Itinerância
3

Locais
Salão Leopoldo Miguez
Teatro Municipal de Niterói

Datas
21 e 22 de junho, 19h; e 23 e 24 de junho, 16h – Salão Leopoldo Miguez29 de junho, 19h; 30 de junho e 01 de julho, 16h – Teatro Municipal de Niterói.

Observações:

A Flauta Mágica foi produzida no século XVIII, período histórico em que a linha de pensamento do homem sofria uma mudança radical através do Iluminismo, ideologia que defendia o fim das superstições medievais cultivadas pela Igreja durante a Idade Média e a valorização de uma visão de mundo racional, em que a sabedoria aparece como única possibilidade de justiça e igualdade entre os homens, o que imediatamente coloca em xeque as relações de poder e subordinação da sociedade da época e a legitimidade dos aristocratas e das tiranias.

Nesse contexto, A Flauta Mágica apresenta-se como uma ópera de formação e como uma alegoria para as provações pelas quais o homem precisa passar para sair das trevas do pensamento medieval em direção da luz iluminista. Assim, as principais personagens Tamino e Pamina enfrentam os obstáculos impostos pelos membros do Templo da Sabedoria para juntos, ao final da ópera, encontrarem a realização plena e a união ideal. Em sua jornada, o casal conta com a ajuda de Sarastro, soberano que simboliza o homem racional que detém o poder por sua sabedoria – não pela força – e que é capaz de ser sempre justo com qualquer cidadão que busque seus conselhos.

Sarastro não é a resposta para a sabedoria, mas o caminho para se chegar até ela, ao guiar o homem em sua jornada pessoal em busca da autonomia e liberdade de pensamento. Nesse sentido o personagem entra em contraste direto com a Rainha da Noite, a vilã da história que figura como tudo aquilo condenado pelo Iluminismo: a superstição, a irracionalidade, a aristocracia, a tirania e a subordinação tanto social quanto intelectual, ao ditar tudo o que seus inferiores devem ou não pensar e fazer. A ópera também apresenta influência dos ideais da sociedade maçônica(maçonaria- religião) – da qual se sabe que Mozart e Schikaneder faziam parte –, principalmente no que diz respeito ao ritual de iniciação pela qual passam Tamino e Pamina, composto de diversas provas (tal qual o ritual de iniciação maçônico) que testam o amor e a persistência do casal, recebido sob as bênçãos de toda a fraternidade do Templo da Sabedoria ao final da história.

ficha técnica

Direção Musical
Inacio De Nonno
Assistente: Jean Molinari

Direção Cênica
Julianna Santos
Diretores Assistentes: Cilene Guedes, Lucas Massano, Conrado Cerqueira

Regência
André Cardoso, Felipe Prazeres, Jean Molinari

Elencos Carmen Gomes e Yvone Zita
Tamino: Guilherme Moreira, Paulo Ribeiro
Pamina: Paolla Soneghetti, Jaqueline Rezende
Papageno: Rafael Siano, Cyrano Sales
Papagena: Juliana Sampaio, Alessandra Quintes
Sarastro: David Monteiro, Patrick de Oliveira
Rainha da Noite: Loren Vandal, Dhulyan Contente, Natalia Trigo
Primeira Dama: Isabela Vieira, Bruna Figueiredo
Segunda Dama: Crislaine Hildebrant, Monalisa Lima
Terceira Dama: Lily Driaze, Dani Sardinha
Monostatos: Roberto Montezuma, André Novaes
Orador: Thiago Teixeira
Primeiro Homem de Armas: Saulo Laucas
Segundo Homem de Armas: Iago Cirino
Três Gênios: Carolina de Melo Morel, Carolina Campos, Isabele Montanholi, Leticia Menezes, Nicole Costa, Roberta Pachá, Tie de Kühl

Coro

Direção: Maria José Chevitarese
Sopranos: Aline Martins do Espírito Santo, Célia Regina Koury, Isabela da Silva Oliveira, Luana Diehl, Meirilene do Nascimento dos Santos, Nila Carla dos Santos Fernandez, Renata Cardoso Vianna, Sarah Garcia Solotto
Contraltos: Agatha Lopes Vieira, Amanda Feitosa, Cecilia Lisboa Cardoso, Jessica do Nascimento dos Santos, Luana do Nascimento dos Santos, Tatiane Souza
Tenores: Aderbal Ribeiro Soares, Calebe Nascimento Moreira, Gabriel Barbieri, Gabriel Moreira da Silva, Fabio do Carmo de Sá, Suelio Brendo Santos Almeida
Barítonos: Anderson Bruno da Silva de Azevedo, Gilmar Nascimento Garantizado, Kaique Costa Stumpf, Ullisses Areias de Paiva César


Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ

Diretor: André Meyer
Diretor Assistente: Diego Salvatore
Intérpretes: Camila Gonçalves Reis, Diego Salvatore, Erivan Borges Simões, Gabriela Mancini Mainardes, José Édipo da Silva Santos, Lucas Santos da Silva, Marcos Frederico Miranda Klein, Marcos Vinicius de Moraes Lima Pereira, Maria Fernandes Rocha de Moraes, Victória Pedro e Araújo

Orquestra Sinfônica da UFRJ

Direção Artística: André Cardoso, Ernani Aguiar

Primeiros violinos: Marco Catto, Sarah Cesário, Caroline de Santa Rosa, Talita Vieira, Inah Kurrels, Ricardo Coimbra, Iago Pereira, Felipe Damico, Luiza Chaim, Adailson de Barros, Mariana Machado, Anne Karolyne Lima, Isabela Rangel
Segundos violinos: Andréia Carizzi, André Bukowitz, Angélica Alves, Lotta Alvin, Her Agapito, Jonathan Alves, Kelly Davis, Joyce Veiga, Anderson Azevedo, Paulo Roberto, Sonia Katz, Marilia Aguiar, Adonhiran Reis
Violas: Cecília Mendes, Denis Rangel, Francisco Pestana, Ivan Zandonade, Ligia Maria Fernandes, Rúbia Siqueira
Violoncelos: Gretel Paganini, Mateus Ceccato, Paulo Santoro, João Bustamante, Ricardo Santoro, Márzia Miglietta
Contrabaixos: Larissa Coutrim, Rodrigo Favaro, Roni Carvalho, Tarcísio Silva, Voila Marques
Flautas: Gabriel Carvalho, Lincoln Sena, Caroline Ribeiro
Oboés: Leandro Finotti, Pierre Descaves, Stefanny Ribeiro
Clarinetas: Márcio Costa, Matheus Martins, Vanessa Prado
Fagotes: Mauro Ávila, Gabriel Gonçalves, João Luiz Maciel
Trompas: Tiago Carneiro, Mateus Lisboa, Tigrano Pedreira
Trompetes: Ezequiel Freire, Rafael Sant’Anna, Rodrigo Jansen
Trombones: Nicolas Fernandes, Carlos Henrique Silva, Erick da Costa
Tímpanos: Pedro Moita, Rafael Oliveira
Direção de produção: Vanessa Rocha
Produção executiva e coordenação de palco: Paula Buscácio
Monitor de Regência: Felipe Damico
Monitora de Prática de Orquestra/Sinfônica: Anne Karolyne Lima
Monitores de Prática de Orquestra/Sopros: Caroline Moreira, Fausto Maniçoba
Monitor Mestrado/Sopros: Jean Molinari
Direção Sopros: Marcelo Jardim


Pianista Acompanhador
Regina Barros, Jean Molinari, Gustavo Ballesteros

Cenografia
Orientação: Cássia Monteiro
Cenógrafos: Kelly Malheiros, Nícolas Gonçalves;
Cenógrafos Assistentes: Carolina Maduro, Jovanna Souza, Marcio Rosa, Suelen Refrande;
Estagiários de Cenografia: Alice Schultz; Allan Barbosa; Bea Santos; Beatriz Gonçalves; Bianca Banhara; Joana Page; Julianna Dias; Lara Scaramussa; Rachel Baker; Sophia Chueke; Vanessa Mendes; Vinicius Lopes; 
Orientação de Pintura de Arte: Martha Werneck; 
Pintura de Arte: Karen Cariello; Revelyn Veloso; 
Cenotecnia: Humberto Jr e Equipe; 
Montagem: Beto de Almeida


Figurinos
Orientação: Desiree Bastos
Figurinistas: Anne Chalão Lucchesi, RAFFA;
Figurinistas Assistentes: Carolina Costa, Carolline Amaral, Giovana Santoro, Igor Nascimento, Jady Marques, Jéssyca Garcia, Julia Araújo, Julia Galhano, Luís Sá, Rodrigo Barreto

Iluminação
Direção: José Henrique Moreira;
Assistente: Laís Patrocínio;
Montagem e Operação: Serviço Universitário de Apoio Teatral (SUAT)

Programação Visual
Anna Carolina Bayer

Ilustração
Orientação: Graça Lima;
Ilustração da Capa: Bruna Eisbach;
Ilustradores: Àgatha Miranda; Ana Martins; Gustavo Lima; Mariana Fernandes; Myrella Nobio; Nathalia Alves; Rafael Barbosa; Victoria Emerick


Fotografia
Rafael Reigotto

Coordenação Geral
Andrea Adour, José Mauro Albino

Observações

Solistas formandos e formados da Escola de Música e do Instituto Villa-Lobos/UNIRIO