2021
Com música de Gioachino Rossini e libreto de Gaetano Rossi, o projeto Ópera da UFRJ escolheu a ópera “La Cambiale di Matrimonio”, enfrentando o enorme desafio de montar um espetáculo em tempos de quarentena, por conta das medidas tomadas pela UFRJ com intuito de minimizar a proliferação da COVID-19.
Processos de criação de Cenografia e Figurinos



Diante de um contexto de pandemia, o projeto de cenografia para a ópera La Cambiale di Matrimonio de Gioachino Rossini, que inicialmente seria realizado de forma presencial na Escola de Música da UFRJ, transformou-se na construção de uma ópera remota. A metodologia de trabalho das equipes de Cenografia e Figurino foi alterada para privilegiar o desenvolvimento de uma estética para uma ópera digital. A partir da análise do libreto e pesquisa dos componentes teóricos e musicais da ópera, foi desenvolvido um conceito artístico que rompeu com a concepção realista, utilizando como referências mapas navais antigos e o universo dos jogos de tabuleiro, traçando um paralelo da estética destes com o contexto da farsa. Para o projeto virtual, foi realizada uma releitura dos Teatros de Brinquedo do século XIX, mantendo a mesma cenografia concebida para a encenação física. A proposta prevê as diversas cenas da ópera apresentadas em um teatro de papel digitalizado, com a inserção das personagens como figuras bidimensionais que remetem às “bonecas de papel” dos Toy Theatres. Para a parte frontal do Teatro de Brinquedo, foram revisitados elementos arquitetônicos da fachada do edifício da Escola de Música da UFRJ, mesclados com elementos da boca de cena do palco da Sala Leopoldo Miguez. Os desenhos de figurinos se transformaram em “roupas de papel”, aplicadas em personagens com os rostos do elenco. A característica artesanal que permeia as realizações cênicas do Projeto Ópera na UFRJ foi mantida no traço do lápis sobre papel: todas as imagens que aparecem na ópera digital, com exceção dos rostos dos interpretes inseridos nos personagens, foram desenhadas à mão, coloridas com aquarela e nanquim e posteriormente digitalizadas.
O projeto da cenografia foi realizado em duas etapas, a primeira trabalhando meios físicos e a segunda meios digitais. As realizações físicas: desenhos de concepção, colagens, plantas, estudos de cores, volumetrias, maquete e desenhos de um teatro de papel; e as realizações digitais: seleção e organização de imagens de referência, digitalização e tratamento de imagem dos desenhos finais, assim como a confecção de uma maquete em software 3D para referência do tratamento final a ser desenvolvido digitalmente pela equipe de edição e animação da ópera. Todo o processo foi amparado por reuniões com as professoras orientadoras e a equipe geral, composta por docentes, discentes e técnicos da Escola de Música, ao longo do ano de 2020.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BALDWIN, Peter. Toy Theatres of the world. USA: Antique Collectors, 1992.
BROCKETT, O. Gross. Making the scene. USA-Texas: Tobin Theatre Arts
Fund, 2012.
PEIXOTO, Fernando. Ópera e encenação. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1985.
O resultado final – assista à ópera
Elenco 1: Gisele (Clarina), Felipe (Norton), Sophia (Fanny), Guilherme (Edoardo), João Santiago (Slook)
Elenco 2: Sara (Clarina), Kaíque (Norton), Paulo (Tobias), Letícia (Fanny), João (Edoardo), Calebe (Slook)
Elenco 3: Gabriela (Clarina), Felipe (Norton), Nila (Fanny), Guilherme (Edoardo), João Santiago (Slook)
Elenco 4: Erika (clarina), Kaíque (Norton), Paulo (Tobias), Bruna (Fanny), João (Edoardo), Calebe (Slook)
Cena 1
Elenco 1, 2, 3 e 4
Cantores: Norton, Clarina
Cena 2
Elenco 2 e 4
Cantor: Tobias
Cantores: Tobias, Norton, Clarina
Narração:
Quando Mill finalmente aceita a cartaque Norton vinha tentando lhe entregar, vê que é de seu correspondente de uma colônia da Inglaterra na América, dizendo que está vindo para tratar de um certo acordo. Tobias se anima e manda todos os empregados prepararem a casa para o convidado. Norton então descobre que o tal acordo era casar a filha de seu patrão, Fanny, com esse tal “Amigo da América”, para o qual Mill tem grande estima! Norton de cara se espanta, se apiedando dela, pois sabe que Fanny não irá gostar nada disso.
Cena 3
Elenco 1, 2, 3 e 4
Cantores: Fanny e Edoardo
Cena 4
Narração:
Norton chega até Fanny e Edoardo e conta a má noticia ao casal. Eles ficam desolados por saberem que o dote de Fanny foi prometido ao Canadense.
Cena 5
Narração:
Tobias entra em cena e encontra os três, Norton, Fanny e Edoardo. Já se irritando, quer saber quem é o jovem rapaz e o que está fazendo ali. Norton, num raciocínio rápido, diz que é o novo contador. Mill avalia e aceita o rapaz, deixando a questão de lado. Se volta pra Fanny, comunicando que um pretendente muito importante está chegando.
Cena 6
Elenco 2 e 4
Cantor: Slook
Figurantes: Fanny, Clarina, Edoardo, Tobias, Norton + criados
Narração:
Depois de Slook cantar com toda a pompa, observa Fanny com interesse, demonstrando-o para Tobias. Edoardo fica visivelmente inseguro com a chegada de Slook e Fanny pede que ele se acalme.
Cena 7
Elenco 2 e 4
Cantores: Slook, Fanny
Narração:
Slook conhece Fanny e muito lhe agrada a beleza da jovem moça. Fanny entrega uma carta de Tobias para o pretendente, que a lê concordando com os termos de pegar o dote de Fanny à vista. Slook percebe o olhar triste da moça e a questiona sobre o porquê da infelicidade.
Cena 8
Elenco 1, 2, 3 e 4
Cantores: Edoardo, Slook, Fanny
Cena 9
Elenco 2
Cantora: Clarina
Figurante: Norton
Narração:
Norton e Clarina estão conversando quando Norton diz que não haverá casamento. Clarina se preocupa em como Tobias irá reagir a essa notícia, pois irá se zangar. Norton diz que Slook está revoltado com as mulheres da Europa, que elas são “Fabricadas”.
Cena 10
Narração:
Norton encontra Slook, que quer se encontrar com Tobias Mill. Norton diz que este não está em casa e sutilmente o avisa para tomar cuidado com o “capital que irá comprar”, pois já pode estar hipotecado. Slook, assustado, se surpreende. Norton se despede e sai.
ficha técnica

Direção Geral: Andrea Adour
Direção Cênica: José Henrque Moreira
Direção de Movimento: Marcellus Ferreira
Direção Musical: Inacio de Nonno
Efeitos Visuais e Animação: Luciano Saramago
Piano: Caroline Barcellos
Coordenação de Cenografia: Profa. Andréa Renck / Profa. Cassia Maria Monteiro
Coordenação de Figurinos: Prof. Leonardo Bora / Profa. Desirée Bastos
Cursos de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes
Elenco
Elenco 1:
Gisele (Clarina), Felipe (Norton), Sophia (Fanny), Guilherme (Edoardo), João Santiago (Slook)
Elenco 2:
Sara (Clarina), Kaíque (Norton), Paulo (Tobias), Letícia (Fanny), João (Edoardo), Calebe (Slook)
Elenco 3:
Gabriela (Clarina), Felipe (Norton), Nila (Fanny), Guilherme (Edoardo), João Santiago (Slook)
Elenco 4:
Erika (clarina), Kaíque (Norton), Paulo (Tobias), Bruna (Fanny), João (Edoardo), Calebe (Slook)
making of
Gioachino rossini – programa sobre o compositor
Apresentação: Tiago Castro, estudante de psicilogia da UFRJ e extencioninsta
Programa 1
Um Novo Conquistador
Entenda um pouco mais sobre Rossini, o compositor da ópera La Cambiale di Matrimonio.
Programa 2
Rossini e as Outras Artes
A presença perene da música de Rossini nas outras artes.
Programa 3
Origens
Todo super herói tem uma história de origem. Um compositor sempre se acha um herói. Conheça Rossini antes de virar ROSSINI!
Programa 4
Rossini, “Un Infelice!”
Tiago continua narrando a vida de Rossini. E entendemos um pouco como Beethoven era mau humorado
Programa 5
O Libretista
Neste vídeo, Tiago fala sobre Gaetano Rossi, que escreveu o libreto da ópera La Cambiale di Matrimonio.
Programa 6
O Nascimento da Ópera
Uma breve introdução à história da ópera.
Programa 7
Rossini no Brasil
Várias óperas de Rossini já foram montadas no Brasil. Mas, antes disso, ele foi até notícia de jornal por aqui!
Programa 8
O Projeto
Quem faz o projeto Ópera na UFRJ?
Programa 9
O Enredo
Saiba mais sobre o enredo da ópera La Cambiale di Matrimonio.





