2022
A ópera “O Engenheiro”, de Tim Rescala, foi apresentada no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, em 25 de junho de 2022.
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ficha técnica

O Projeto Ópera na UFRJ, parceria que reúne quatro unidades da universidade – a Escola de Música, a Escola de Comunicação, a Escola de Belas Artes e o Fórum de Ciência e Cultura – une-se para essa produção ao Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), participante da parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música, para trazer aos palcos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (24/06), da Escola de Música da UFRJ (25, 26 e 27/06), do Teatro Santa Cecília, em Petrópolis (30/06) e Cine-Theatro Central de Juiz de Fora (02/07), essa ópera contemporânea ambientada no dia da Proclamação da República, em 1889, retratando o último dia do Império no Brasil.
“Nesse ano de 2022 o Brasil chega aos seus 200 anos de independência e, como toda nação democrática, analisa as questões do passado para que se encontre soluções que envolvam maior igualdade de direitos, equilíbrio econômico, respeito aos pensamentos e melhoria das condições de vida de toda a população. Importante observarmos que André Rebouças atuou para que tais pontos pudessem ser tratados em sua época. Foi em vida uma figura brilhante e controversa, com ideais e características que nos provocam o pensamento crítico e a profunda investigação do ser humano”, comentam os realizadores do espetáculo. A ópera também conta com direção musical de Inácio de Nonno, direção cênica de José Henrique Moreira e direção de movimento de Marcellus Ferreira. A regência fica a cargo do maestro André Cardoso, e terá também no pódio Diana Sosa e Rafael de Miranda, ambos alunos do curso de Regência Orquestral da UFRJ. A direção geral do projeto fica com os professores Andrea Adour, Homero Velho e Lenine Santos.
A ópera “O Engenheiro” foi uma encomenda do Projeto SINOS ao compositor Tim Rescala, e faz parte de um programa que agregou três outras encomendas aos compositores Eli-Eri Moura, da Paraíba, André Memahri, de São Paulo e João Guilherme Ripper, do Rio de Janeiro. O Projeto Ópera na UFRJ, atuante na UFRJ há mais de duas décadas, é apoiado pelo Programa de Apoio às Artes da UFRJ (coordenado pelo Fórum de Ciência e Cultura), e para esta produção foi também contemplado pelo edital “Municipal em Cena”, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Secretaria Estadual de Cultura, pelo Programa Educação Digital Inclusiva, da FAPERJ, pela Funarte, pelo Projeto SINOS através da parceria com a UFRJ, além de contar com a parceria com a Casa da Ciência da UFRJ para o desenvolvimento das ações pedagógicas relacionadas.
O compositor
Um dos mais ativos e premiados compositores brasileiros da atualidade, Tim Rescala estudou na Escola de Música da UFRJ, na Escola de Música Villa-Lobos e na Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Foi aluno de Hans-Joachim Koellreutter, com quem estudou composição, contraponto e arranjo. Entre os prêmios que já recebeu estão Mambembe, Shell, Coca-Cola, APTR, CBTIJ entre tantos outros. Com uma ativa carreira em diversos segmentos, atua regularmente como regente convidado, no Brasil e no exterior, com orquestras ou festivais de música com ênfase na música contemporânea. Suas composições estão em teatros, parques, filmes, seriados e novelas, sendo hoje um dos grandes nomes das trilhas sonoras para televisão e cinema.
Parceria Arte de Toda Gente e o Projeto SINOS
A parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a UFRJ teve início em 2020 e tem se mostrado uma das mais frutíferas colaborações entre instituições de ensino e artes. São inúmeras as ações em desenvolvimento desde então, e conta com diversos projetos: Projeto Um Novo Olhar (UNO), com enfoque nos eixos de acessibilidade cultural e canto coral, o Projeto Bossa Criativa, com enfoque na cultura popular brasileira e arte no patrimônio mundial, o Projeto Arte em Circuito, com enfoque na linha do Hip Hop, Grafite e Skate, a XXIV Bienal de Música Contemporânea Brasileira, o Projeto Ópera: Plano de Desenvolvimento da Ópera no Brasil, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio à Banda de Música e o Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS). A parceria viabiliza uma rede composta por centenas de profissionais de música, das artes cênicas, das artes visuais, do circo e da comunicação, para atuações presenciais, híbridas ou virtuais, em cursos, oficinas, concertos, simpósios, congressos, festivais, shows, palestras, entre tantas outras possibilidades. O SINOS atua objetivamente na capacitação de regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, com apoio direto aos projetos sociais de música e, ainda, com foco para o desenvolvimento das orquestras-escola em todo o Brasil.
Visite os sites dos projetos:
www.artedetodagente.com.br
https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/ e www.sinos.art.br
Mídias sociais:
https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente
https://www.instagram.com/sinos.art/
Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência de Diana Sosa.
Direção Musical: Inácio de Nonno.
Direção Cênica: José Henrique Moreira Cenário de Carolline Amaral, Rachel Baker e Vinícius Lopes.
Figurino: Alice Araújo e Carlos Almeida.
Gravação pela TV SUAT, com a parceria do projeto de extensão TJ UFRJ.
A TV SUAT tem o apoio do programa de Projetos Especiais do Parque Tecnológico da UFRJ.
documentário – andré rebouças
carta às escolas

Olá, professor(a)! Que tal uma viagem ao passado para você e seus alunos(as) conhecerem mais sobre um ilustre personagem da história do Brasil, que, além de muito importante na luta abolicionista, foi o primeiro engenheiro negro do país?
A Escola de Música da UFRJ, em parceria com a Casa da Ciência da UFRJ, realizará uma atividade sobre a ópera “O Engenheiro”, de Tim Rescala, que conta um dia na vida de André Rebouças. Com a apresentação de um trecho da ópera e um bate-papo, discutiremos temas como igualdade, liberdade, cidadania, história e cultura afrobrasileira.
Objetivos da Educação Básica que podem ser trabalhados a partir da atividade
- Oportunizar aos alunos a vivência de uma experiência artística que é a ópera, em consonância com o componente curricular Arte, que, de acordo, com a BNCC
“[…] está centrado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte.” (BNCC, p. 193)
- Abordar o eixo multiculturalismo dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC.
- Tratar da temática da Pluralidade Cultural descrita como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, p. 121)
- Propor ações em consonância com a Lei 10.639/2003, que institui o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
Sugestões de atividades antes da visita
Pergunte aos seus alunos sobre a Casa da Ciência, conheça suas expectativas para a visita e o que acreditam que encontrarão em um centro cultural de ciência e tecnologia.
Que tal um trabalho sobre o que é uma ópera?
Converse com seus alunos sobre as desigualdades sociais que nosso país vive e como isso tem relação com as questões raciais. Estimule a turma a pesquisar sobre a abolição da escravatura. Você pode desenvolver rodas de conversas, observando as percepções dos alunos, suas vivências e conhecimentos prévios sobre o tema.
Sugestões de atividades após a visita
Pergunte aos seus alunos o que acharam da visita: Gostaram? Suas expectativas se concretizaram? A Casa da Ciência pareceu com o que eles imaginaram? Conversem sobre a atividade. Estimule que registrem por meio de listas, desenhos e pequenos textos o que perceberam durante a visita.
Agora que vocês já conheceram um pouco sobre quem foi André Rebouças, que tal pesquisar mais sobre sua importância no país? Pesquisem sobre a monarquia e a república e as regras que regem cada uma delas. Isso pode gerar debates muito interessantes!
Que tal pensar em atividades que envolvam música na escola? Conversem sobre como a arte pode exprimir sentimentos e visões de mundo.






